BLOG

A Academia Mineira de Letras promove, no primeiro semestre de 2017, oficinas gratuitas de literatura com os mediadores Barjute Bacha e Ivan Capdeville. A iniciativa faz parte do projeto Casa da Palavra, realizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CemigTELECOM e CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Barjute Bacha vai ministrar o curso de Escrita Criativa, no qual apresenta conteúdos ligados ao exercício do escrever poético, propõe leituras e práticas de escrita, comenta criticamente textos dos participantes, estimula abordagens e sugere possibilidades diversas de criar. Maiores de 16 anos interessados em compartilhar a experiência poética de ler textos de diferentes autores; em escrever, refletir sobre os seus próprios textos e debater as formas possíveis de escrita criativa podem se candidatar.

Ivan Capdeville, professor nas áreas de literatura e estudos linguísticos, será o mediador do curso Preceitos da Retórica para a Produção Literária. Os encontros proporcionam a oportunidade de aprimorar a capacidade de produção literária com base em preceitos da Retórica, a partir de reflexões sobre as funções da linguagem e de princípios desenvolvidos ao longo de séculos na tradição ocidental. Ao final os participantes terão uma visão geral dos recursos da Retórica aplicáveis ao campo da Literatura, irão relacionar e discutir preceitos e utilizar essas técnicas na elaboração de textos.

As oficinas terão uma carga-horária de 20 horas-aula, distribuídas entre março, abril e maio de 2017. Os candidatos interessados devem fazer sua inscrição no site da Academia Mineira de Letras (academiamineiradeletras.org.br), a partir do dia 30 de janeiro, respondendo a todas as questões da ficha de inscrição. O processo seletivo será realizado pela curadoria da AML.

SERVIÇOS:

Escrita Criativa, com Barjute Bacha

Período de inscrições: de 30 de janeiro a 06 de março de 2017

Resultado: 17 de março de 2017

Período da Oficina:

Março – 21 e 28

Abril – 04, 11, 18 e 25

Maio – 02 e 16

Horário: das 19h às 21h30

 

Preceitos da Retórica para a Produção Literária, com Ivan Capdeville

Período de inscrições: de 30 de janeiro a 03 de março de 2017

Resultado: 07 de março de 2017

Período da Oficina:

Março – dias 16, 23 e 30

Abril – intervalo para exercício de produção literária, a distância.

Maio – dias 04, 11 e 18

Horário: das 18h30 às 22h

INSCRIÇÕES: http://academiamineiradeletras.org.br/